sábado, 5 de fevereiro de 2011

Massoterapia II

"Ser massoterapeuta é ter a capacidade de fazer o feio tornar-se bonito e a dor em momento alegre."
 "Ser Massoterapeuta é ter a capacidade de fazer o feio tornar-se bonito e a dor em momento alegre" 

Um breve de uma mini palestra que ministrei em sala de aula

O que é Massoterapia?

•Massoterapia é a aplicação de técnicas de massagem reconhecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para finalidade terapêutica, anti-estresse, relaxamento, estética e esportiva. A massoterapia utiliza-se da manipulação manual dos tecidos moles do corpo, movimentos nas articulações e aplicações de calor, frio e vibrações.
•Costuma-se distinguir a massoterapia das massagens em geral onde a massoterapia pode ser muito semelhante a uma massagem comum, mas o que a distingue é o fato de a sua aplicação ter, como pressuposto, um diagnóstico por parte do massoterapeuta. É o diagnóstico que vai direcionar o nosso trabalho.

Mas o que vem a ser Massoterapia?

•Massoterapia é a utilização de diversas técnicas holísticas de origem orientais e ocidentais, exercidas por meio de toques proporcionando grandes virtudes terapêuticas. Possibilita maior contato com o próprio físico, valorizando a respiração e desenvolvendo uma melhor percepção corporal, aumentando a consciência e dando a devida importância ao equilíbrio na vida para o dia a dia.
A massoterapia é uma forma antiga de cura e restauração da saúde, tendo origem em diversas civilizações antigas.
Ao aplicar força ou vibração sobre tecidos do corpo, a massagem terapêutica promove a estimulação da circulação de sangue e linfa e a oxigenação dos tecidos.

Ações e benefícios da Massoterapia
As ações primárias da massoterapia são:
 1 - Maximizar a circulação da energia vital pelo corpo ;
2 - Estimular a circulação de uma forma geral ;
3 - Favorecer o autoconhecimento e autoconsciência ;
4 - Auxiliar no combate de dores ;
5 - Contribuir para a organização do tônus muscular ;
6 - Contribuir para a normalização das funções fisiológicas ;
7 - Auxiliar na administração das tensões e do estresse.
 Sáude é o que importa!
 •A ênfase é a saúde e não a doença. Por isso nos beneficiamos de uma sessão de massoterapia mesmo não tendo nenhuma enfermidade. Saímos da sessão nos sentindo mais relaxados e harmônicos, com mais energia, mais saúde. A terapia holística tem, assim, recursos para tratar as pessoas "meio-doentes", que não apresentam um quadro sintomático definido, mas que também não se sentem bem dispostas, saudáveis. E sem efeitos colaterais. A medicina ocidental trata a doença. A terapia holística trata o doente. A medicina ocidental disseca, divide, analisa para então chegar a uma conclusão. A lógica holística trabalha o homem como um todo, numa visão integral, que percebe a doença não como um fenômeno isolado e casual, mas como parte de um contexto.
É o enfoque que caracteriza o que chamamos de Medicina Holística - se propõe a tratar o doente na sua totalidade, e não apenas a parte enferma.

Quem é o Massoterapeuta?

•O Massoterapeuta é o profissional da área de Saúde com competência e habilidade para utilizar e indicar o uso da Massoterapia na prevenção, tratamento e manutenção integrada da Saúde. O Massoterapeuta tem sólida base de conhecimentos das técnicas de Massoterapia, das técnicas de consciência e práticas corporais em geral.
Essas técnicas devem, também, ser embasadas nos conhecimentos de anatomia, fisiologia, física ou outras áreas, conforme exija cada uma das especialidades. 

•O Massoterapeuta também tem, na sua formação, bases da filosofia universal e na ecologia. Sua formação e treinamento o habilitam a realizar procedimentos terapêuticos com sensibilidade, técnica e habilidade, o capacitam a perceber, sentir e discernir as necessidades individuais de cada pessoa assim como comunicar e sustentar seus procedimentos.
vlw gente!


2 comentários: