domingo, 13 de fevereiro de 2011

Reiki - o que é?


"Com o Reiki, mudamos nossa percepção de vida, nossos hábitos e atitudes. Enfim, nos integramos com a técnica, a filosofia e a postura do mestrei Usui."

Reiki é uma palavra japonesa que significa energia vital universal; atualmente, essa palavra está sendo utilizada para identificar o Sistema Usui de Cura Natural (Usui Shiki Ryoho) nome dado em homenagem ao seu redescobridor, Mikao Usui.
É um sistema de tratamento bastante simples que consiste na colocação das mãos por cima ou diretamente sobre a pessoa (que se mantém vestida), animal ou planta, com a intenção de canalizar Reiki.
Pode também ser praticado à distância ou através do tempo.
Apesar de o Reiki ser praticado há milhares de anos, foi redescoberto no século XIX pelo Dr. Mikao Usui, no Japão. O Dr. Usui fez as suas descobertas ao investigar documentos budistas antigos sobre o poder de cura. No seguimento destas revelações, o Dr. Usui passou a partilhar do conhecimento que adquirira com outras pessoas.
Esses segredos tem sido transmitidos pelos mestres aos seus discípulos e foram introduzidos no Ocidente nos anos 60 e 70 do século XX.
O Reiki trata os níveis físico, mental e espiritual e mantém a capacidade natural do corpo para tratar a si mesmo. O calor característico do Reiki pode frequentemente ser sentido fisicamente até à distância de 10 centímetros. O Reiki é uma forma de tratamento diferente de todas as outras, aliviando diferentes problemas e traumas de forma muito suave. É, não sectário, praticado por pessoas de diferentes religiões e culturas. Não é necessário comprometer-se com determinado sistema de crenças para poder canalizar ou desfrutar das suas vantagens; tudo o que precisa é desejar ser curado e curar.
Reiki não é uma terapia alternativa ou holística, e sim uma técnica coadjuvante que complementa todo tipo de tratamento ao qual se associa revitalizando seus efeitos (terapias holísticas, terapias tradicionais ortodoxas).

O que é o Reiki?

 

Rei - Universal - energia organizadora




Ki - Energia de força vital - veículo vital




Consiste na canalização da Energia Universal. É gerado a partir da união de duas energias: REI - que significa Universal, associada à energia cósmica que tudo permeia e penetra e KI - que significa energia vital, física, que mantém a vida.

Quando estas energias se encontram e se unem, promove um profundo estado de harmonização e regeneração em tudo o que toca.
O Reiki é um caminho de transformação interior e evolução espiritual.
A técnica não fica absoleta, é a mesma há milhares de anos.
A técnica é segura, sem efeitos colaterais ou contra-indicações e é compatível com qualquer terapia ou tratamento convencional ou alternativo.
A prática do Reiki está inserida no contexto das práticas terapêuticas alternativas reconhecidas pela Organização Mudial da Saúde (OMS).

O Reiki não é uma religião e nem está filiado a nenhuma religião.
Essa energia vital é a fonte da vida em si, um conceito e um fato muito mais antigo do que qualquer filosofia religiosa.

A cor simbólica do Reiki é o verde que é a cor da cura, assim como do amor; haja vista sua correlação com o Chakra Cardíaco,  responsável pelo amor incondicional e sistema imunológico. Seus ideogramas são feitos em dourado, pois essa é a cor cósmica: Reiki é luz que nos leva de volta à grande luz.

A energia do Ki está sempre fluindo, sem nenhuma direção, através das mãos e olhar. Este pode ou não ter consciência de que região do corpo precisa, mas a energia do Ki tem uma inteligência além da humana e se irradia para onde é necessário. A energia também trata todos os níveis do corpo - físico, emocional e espiritual.

A energia Reiki trata a pessoa como um todo. Ao tratar uma dor de cabeça, o Reiki pode, por exemplo interferir em outros órgãos e níveis. Se a dor de cabeça tem origem emocional, tensão excessiva, o Reiki também vai a esse nível. Da mesma forma, se a origem da dor de cabeça estiver no nível mental ou espiritual do corpo, esta será reestabelecida.
Se a pessoa que recebe a cura tem outra doença, talvez uma alergia, o Reiki será útil nesse aspecto, independentemente de o Reikiano saber ou não disso.
Pessoas e animais são mais do que seres físicos. Temos um corpo físico denso imediatamente perceptível pela visão e pelo toque, mas também mental temos três outros corpos. Esses corpos não visíveis e não físicos são níveis de energia constituidos de Ki que dirigem o estado do corpo físico.
O tratamento não pode ser apenas físico, mas deve incluir os corpos de energia vibracional. Enquanto a medicina trata somente do corpo físico - particularmente o Reiki - trata de todos os quatro corpos. Portanto, seu alvo é muito mais amplo.
No caso da dor de cabeça, por exemplo, tomar uma aspirina pode aliviar a dor, mas nada faz para combater a causa. O Reiki não só trata a dor, mas também a causa.
O Reiki pode aliviar a dor, acelerar o processo de cura, estancar hemorragias, tranquilizar o paciente, equilibrar os Chakras e energiza-lhe a aura. A respiração fica mais lenta durante a sessão de Reiki e a pressão sanguinea abaixa; as emoçõe acalmam.
Qualquer outra coisa que aconteça depende da fonte de energia, e não é previsível.
Isso não quer dizer que milagres não possam acontecer -  eles frequentemente ocorrem
Não é ético dizer: "curei essa pessoa". só uma pesssoa pode curar-se a si mesma.
A cura só pode ocorrer no próprio corpo. O papel de um Reikiano é simplismente canalizar a energia que o paciente pode usar da maneira que julgue melhor.
O Reiki pode ser usado sozinho ou combinado com o tratamento médico. O Reiki intensifica os efeitos positivos ajudando ao mesmo tempo a diminuir os negativos. Ele funciona eficazmente quando combinado com métodos holísticos mais positivos para a cura do corpo. O Reiki e as ervas ou a homeopatia funcionam muito bem juntos.

Conclusão:
Por mais que fale, o Reiki é difícil de ser explicado, deve ser experienciado, É um método simples, pleno, fascinante.  É a oportunidade de ultrapassar a consciência do dia a dia e fazer contato com o conhecimento universal.
A vida é mudança. é transformação. Se nos entregarmos à vida, em suas manifestações e não nos opusermos ao fluxo, o universo nos presenteia.




Recebam com gratidão esse conhecimento que obtiveram hoje!

beijuus gentee!

Fonte: Meus Mestres Reikianos Iris Ribeiro e José Augusto

2 comentários:

  1. OI Rafa,
    Muito interessante esse assunto sobre o Reiki.
    Estou gostando muito e lendo bastante sobre o que vc coloca no seu blog.
    Te agradeço desde já.
    Beijos pra vc!!!

    ResponderExcluir
  2. que bom!!!!
    continue acompanhando e nao deixe de dar dicas sobre assuntos que gostaria de conhecer!
    beijao!

    ResponderExcluir